Palermice de Bacalhau

Junho 22, 2008

“Nós” os gordos

Filed under: Uncategorized — luisdiogo @ 9:43 pm

Portugal, daqui a uns anos, na crista na onda do excesso de peso?

Segundo esta notícia sobre miudos com excesso de peso , as crianças nos EUA, Malta e Portugal são as que apresentam maiores índices de excesso de peso aos 11 anos, segundo um estudo da OMS.

Estamos a falar que cerca de 22% das raparigas e 25% dos rapazes em Portugal são pelo menos “gordinhos”, no entanto muito atrás dos campeões dos pesos pesados EUA, com respectivamente 25 e 33%. É no entanto estranho que Portugal, com a sua receita mediterrânica, e apenas relativamente recente elevada penetração de cadeias de fast food, esteja no topo da tabela. Hum, será mesmo estranho, ou será um efeito da moda com lag de 10 anos?

Eu que apenas recentemente passei para essa fase, fruto da minha vida conjugal sedentária e suburbana, tenho alguma dificuldade em conceber que os miúdos seja gordos apenas porque querem ser gozados nas aulas de ginástica.

Antes de culparmos os pais, sociedade e anúncios da M&M’s, cultura de centro de comercial e fast food, devemos apercebermo-nos que uma das grandes falhas é a falta de sex-appeal dos produtos que supostamente nos fazem bem.

Há no entanto, cada vez mais há anúncios, mais ou menos bem conseguidos de produtos “saudáveis”, e a saúde está cada vez mais na moda. Temos 50% da população a fazer cardio fitness, lojas gourmet e biológicas a conseguirem vender tomates a 3€ o quilo, e uma população já alarmada e até apavorada com os efeitos nefastos da obesidade. Sendo assim neste campo, pouco ou nada vou acrescentar.

Todos sabemos os malefícios da obesidade, especialmente quando chegamos à puberdade e queremos “relacionarmo-nos” com o sexo oposto, e nos apercebemos que as nossas glândulas mamárias são maiores do que as das meninas, ou que as nossas melhores prestações em futebol foram todas vividas no subúteo.

A minha palavra de apreço, vai para esses rapazes e raparigas, que são “judiados” diariamente com alcunhas como: ” badochas”, pote de banha, “gelatina treme treme” ou “texugo”, entre outras mais humilhantes. Aqueles continuam aos 15 anos a achar piada à namorada do Sangoku nua.

Este post é para esses miúdos que segundo alguns estudos, faltam em média +2 dias à escola mais que os denominados, normais, só para não serem gozados.

Pensem em quantas pessoas “gordas” são bem sucedidas. Apenas uns exemplos abaixo…

Acho que estes meninos e meninas ainda têm que se contentar com fotos da Bulma nua?

Anúncios

2 comentários »

  1. Bem vindo ao Palermice!

    Comentar por Rui Cabral — Junho 23, 2008 @ 9:10 am | Responder

  2. Reflexo puro e duro de:

    – Marketing enganoso cheio de sorrisos baseado nas emoções positivas;
    – Optimização da Função de utilidade a “Curto Prazo”;
    – Optimização na utilização de recursos por parte da maquina aperfecionada durante milhares de anos que é o nosso corpo;
    – Efeitos negativos da divisão de trabalho que apenas começam a ser notados a entrada no tecido laboral.

    Comentar por Mr. George — Junho 23, 2008 @ 1:46 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: