Palermice de Bacalhau

Maio 29, 2008

Celebração do livro, dizem eles

Filed under: Economia,Portugal — Paulo Rosário @ 10:05 am

Já fui à feira do livro, hora e meia a subir e descer. Oitenta euros depois e doze livros em sacos o que fica? Talvez mais do que feira seja um mercado, tal e qual o mercado de bairro os vendedores repetem-se ano para ano no mesmo sítio com os mesmo stands. O que nos leva a perguntar sobre a suposta igualdade entre editoras. Este ano a feira foi puxada um pouco mais para baixo, ao topo (que não chega a ser o topo do Eduardo VII), uma enorme tenda de plástico, que deve produzir temperaturas agradáveis em África, alberga um auditório não sei para que conferências. Ou seja 99% da feira do livro é idêntica ao ano passado, e 99% do espaço é dedicado à venda do livro, por isso não faz muito sentido a mistificação da feira do livro como orgia intelectual.

Chego por fim ao pavilhões da Leya, e como era de esperar, não percebi a razão da polémica. A Leya fez a escolha sensata de deixar as pessoas entrar nos pavilhões e deixar também lá os livros, assim caso chova, como chove sempre na feira do livro, os pavilhões protegem os livros e os visitantes e não somente os vendedores.  Seis ou sete pavilhões formam uma praceta, e os pavilhões têm acesso para deficientes motores, vamos criticar isto também com o argumento que o engraçado na feira do livro é a subida da ladeira em calçada com buracos?

Acabei por não comprar nada no pavilhão da Leya, afinal só vou à feira do livro para comprar bem e barato, tal como em qualquer mercado, e como já disse é essa a verdadeira celebração do livro.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: