Palermice de Bacalhau

Abril 30, 2008

A fome e o mundo

Filed under: Economia,Política — Rui Cabral @ 9:39 am

Estou preocupado comigo… Sei que é uma atitude bastante egoísta uma vez que parece que todos andam preocupados com a fome no mundo mas, estou preocupado…

Li um artigo do César das Neves “O fantasma da fome global” e concordei com um parágrafo… Estarei eu a caminhar na famosa curva da idade?

A verdade é que os activistas tem sempre um papel tipicamente português: Está tudo mal, tudo é mal feito e só eu é que sei como se faz bem. No caso dos alimentos esta costela portuguesa é gritante:

Curiosamente, agora que os preços alimentares estão altos, os activistas protestam em nome dos pobres consumidores, enquanto antes, quando estavam baixos, protestavam em nome dos pobres produtores.

A verdade é que sempre vivi numa época (e num país) onde a comida sempre foi bastante acessível e sempre ouvi que isso era altamente prejudicial para os países subdesenvolvidos, uma vez que os seus termos de troca têm vindo a deteriorar-se e desta forma nunca se iriam conseguir desenvolver. Cresci a aprender que a PAC era estupida e só prejudicava os países subdesenvolvidos cuja balança comercial sobrevivia através da exportação de bens alimentares.

Eis que em 2008 os preços sobrem bastante e parece que é o fim do mundo e que os mais prejudicados são os países pobres novamente… Confesso que fiquei baralhado… Se preços baixos são maus para os países em vias de desenvolvimento preços altos também? Estarão eles condenados à pobreza? Será que a PAC afinal tem como principal objectivo evitar a escassez de alimentos nos países em vias de desenvolvimento?

Um parágrafo aos 24 anos… com quantos parágrafos irei concordar com César das Neves aos 34? e aos 44?

A comida apaixona o mundo e por isso tenho grandes esperanças (ao contrário de César das Neves), mas continuo preocupado com a situação da curva da idade…

Mustafa Ozer)

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: