Palermice de Bacalhau

Abril 21, 2008

Da participação Portuguesa na Independência Angolana – A Carta da polémica

Filed under: Política,Portugal — douradodossantos @ 9:53 am

António Barreto publicou no Público uma carta que Rosa Coutinho terá dirigido a Agostinho Neto em 1974. Esta suposta carta, que alguns afirmam ser falsa, terá sido publicada em 1975 num jornal Sul Africano, e após todo este tempo, chega-nos através do livro de  Américo Cardoso Botelho, “Holocausto em Angola”. Neste é denunciado que “O que fizeram as autoridades portuguesas durante a transição foi crime de traição e crime contra a humanidade. O livro revela os actos do Alto-Comissário Almirante Rosa Coutinho, o modo como serviu o MPLA, tudo fez para derrotar os outros movimentos e se aliou explicitamente ao PCP, à União Soviética e a Cuba. Terá sido mesmo um dos autores dos planos de intervenção, em Angola, de dezenas de milhares de militares cubanos e de quantidades imensas de armamento soviético”.

  

Mas atente-se bem no conteúdo da carta em papel timbrado:

“ Após a última reunião secreta que tivemos com os camaradas do PCP, resolvemos aconselhar-vos a dar execução imediata à segunda fase do plano. Não dizia Fanon que o complexo de inferioridade só se vence matando o colonizador? Camarada Agostinho Neto, dá, por isso, instruções secretas aos militantes do MPLA para aterrorizarem por todos os meios os brancos, matando, pilhando e incendiando, a fim de provocar a sua debandada de Angola. Sede cruéis sobretudo com as crianças, as mulheres e os velhos para desanimar os mais corajosos. Tão arreigados estão à terra esses cães exploradores brancos que só o terror os fará fugir. A FNLA e a UNITA deixarão assim de contar com o apoio dos brancos, de seus capitais e da sua experiência militar. Desenraízem-nos de tal maneira que com a queda dos brancos se arruíne toda a estrutura capitalista e se possa instaurar a nova sociedade socialista ou pelo menos se dificulte a reconstrução daquela”.

Perante tais revelações (e recomendo que leiam o post de António Barreto) o que espanta é a total indiferença da sociedade a estas revelações. Ninguém reage! Não existe ruído de fundo… ninguém se escandalizou ou exigiu saber a verdade…

Terão as autoridades portuguesas sido coniventes com a situação de Angola, apoiando os massacres de concidadãos? Terá Rosa Coutinho colocado os interesses do PCP acima dos interesses da nação, e muito muito mais grave, da vida das populações? Terão os nossos governantes da altura configurado um acto de alta traição ao qual 33 anos depois ninguém parece ligar?

neto

Quando estará Portugal finalmente preparado para encarar o seu passado e efectuar o seu julgamento histórico?

Podem obter informação adicional aqui.

Quem quiser, pode ver aqui a carta original. Recomendo vivamente uma leitura da mesma.

 

Anúncios

2 comentários »

  1. A referida crónica de António Barreto pode ser lida [aqui]. As duas de Ferreira Fernandes, a propósito dela, podem ser lidas [aqui].

    Comentar por C. Medina Ribeiro — Abril 21, 2008 @ 11:12 am | Responder

  2. No Público de hoje (27 Abr 08), António Barreto retracta-se no que toca a tão melindroso assunto. Escreve:

    Correcção: Há duas semanas, citei, nesta coluna, uma carta atribuída ao antigo Alto-comissário em Angola, Rosa Coutinho. Esse documento fora reproduzido em fac-símile num livro de Américo Botelho editado em Lisboa em 2007, “Holocausto em Angola”. Desde então, que eu soubesse, a sua autenticidade não tinha sido posta em causa. O Almirante Rosa Coutinho acaba de negar, na revista “Visão”, a autoria de tal carta. Lamento ter utilizado como argumento esse documento apócrifo. As minhas desculpas ao senhor Almirante e aos leitores.

    Como habitualmente, a crónica completa será afixada no Sorumbático, logo à noite.

    Comentar por C. Medina Ribeiro — Abril 27, 2008 @ 8:08 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: