Palermice de Bacalhau

Abril 15, 2008

Abriu a época da caça ao “gordo”

Filed under: Uncategorized — douradodossantos @ 5:42 pm

No Japão, o peso médio dos homens é  10%  superior ao que era à 30 anos. O das mulheres cresceu em 6,4%. Os custos com os cuidados médicos cresceram 23%  na década que acabou em 2005, e prevê-se que em 2020 possam ascender a 11,5% do produto interno bruto!

As razões são as de sempre… pouco exercício, alimentação ocidentalizada com predominância do fast food e o envelhecimento das populações.  Perante tal facto o governo do Japão decidiu actuar… e abriu a caça ao obeso!

Uma cidade japonesa criou os “Metabo Rangers“, 5 novos cruzados da vida saudável que, depois de cumprirem um programa específico, são agora elevados à condição de heróis e desdobram-se em entrevistas e aparições públicas onde defendem um modo de vida saudável. Até aqui nada de mais… um pouco de sensibilização com uma pitada de exagero japonês fica sempre bem.

Adicionalmente, o governo decretou que todos os cidadãos com mais de 40 anos têm que efectuar um conjunto de testes para despistar os riscos de doença cardíaca e de diabetes associados à obesidade. Menos-mal, junta-se a prevenção à sensibilização e a coisa parece bem…

O problema chega quando o governo decide entrar pela regulamentação… pois é, um dos disparates mais temidos dos últimos tempos finalmente aconteceu! O governo decidiu que, até 2012, as empresas tem que reduzir em 10% a percentagem de trabalhadores com excesso de peso, e em 25% até 2015. As empresas que não cumprirem serão penalizadas fiscalmente com uma taxa extra para suportar as despesas com o sistema de saúde.

                   

Note-se a surpresa e a ironia… é precisamente no país onde homens com excesso de peso e centenas de quilos de gordura são venerados como semideuses que é inaugurada a época de caça ao obeso. Já imagino os processos de recrutamentos e os novos CV’s… as entrevistas… os CV’s passam a indicar o peso, altura e massa gorda, e nas entrevistas não poderá faltar a pergunta da praxe “Está disposto a perder peso para vir trabalhar nesta companhia?” E os objectivos individuais dos trabalhadores? Passam a englobar a redução de peso dos trabalhadores?

Mais tarde ou mais cedo, o disparate haveria de aparecer… serão os obesos os novos perseguidos da sociedade???

Citando alguém, “Para levar a coisa a sério, espera-se agora que também retirem o subsídio de desemprego aos obesos. Estar parado, e a viver dos rendimentos, também engorda. E engordar fica caro ao Estado. São uns parasitas, estes gordos, é o que é…”

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: